Carlos Zilio participa de “Casa Carioca” no MAR

18 de dezembro de 2020 | Por: Galeria Cassia Bomeny

O Museu de Arte do Rio lançou ‘Casa Carioca’, a sua principal exposição do ano. Entretanto a pandemia do novo coronavírus cessou a visitação por tempo indeterminado. A mostra de longa duração reúne cerca de 800 obras sobre habitar o Rio de Janeiro e o Brasil, sendo parte também da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021.

Recentemente o MAR publicou um vasto catálogo de ‘Casa Carioca’ reunindo informações, textos e fotografias da exposição. A curadoria, de Marcelo Campos e Joice Berth, selecionou a obra “Lute”, de Carlos Zilio como parte da coletiva.

“Afinal, o que é a casa brasileira, o que é a casa carioca? A que não está nos livros, não sai nas revistas, não dita revoluções estéticas, mas é vivida de outros modos, nos quintais do samba, no churrasco da laje, nas feijoadas das cumeeiras. Casas onde as mães têm a profissão de criar filhos alheios e os seus próprios, casas em eterna luta por demarcação, entre o poder público e o reconhecimento ancestral dos povos originários e escravizados, aldeias, quilombos. Casas que, de outro modo, misturam tudo isso, altares ancestrais, mulheres radicais, empregos informais e dívidas crescendo, enquanto o acesso à água e ao oxigênio, bens comuns, dádivas da natureza, em realidade pandêmica e desigual passam a, novamente, exibir as fissuras de classe, gênero e etnicidade em uma cidade há muito partida, que vê iniciativas de solidariedade e vizinhança salvarem quem sempre esteve só”, diz o texto curatorial de Marcelo Campos.

Mais recentes

Notícias