A artista Frida Baranek participa da exposição “Estado bruto”, em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com o trabalho “Deusa imortal”. A coletiva reúne 125 obras tridimensionais de 106 artistas de diferentes épocas, geografias e linguagens.
Segundo os curadores Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, “a exposição conta com obras agrupadas em divisões sutis por núcleos, com o intuito de oferecer uma visão de conjunto e assim comunicar o volume gerado pelos processos de acumulação patrimonial. A partir dessa percepção, propomos refletir sobre os efeitos que esses processos têm na escrita das histórias sobre arte e cultura. A presença de peças raramente exibidas oferece também a possibilidade de pensar sobre os modos de compartilhamento – e às vezes de esquecimento – desse patrimônio”.
Visite o MAM Rio aos sábados e domingos, de 10h às 18h; quintas e sextas, de 13h às 18h. A entrada é gratuita, com contribuição sugerida. “Estado bruto”vai até 29 de agosto de 2021.
Fotos: Fábio Souza / MAM Rio
Obra: Deusa imortal (2001). Armário de ferro, sisal, látex, fios de bronze e placa de aço. Coleção Gilberto Chateaubriand MAM Rio.