Suzana Queiroga – A Construção da Luz

06.07.2018 — 31.08.2019 | Galeria Cassia Bomeny
exposicao-a-construcao-da-luz-01
exposicao-a-construcao-da-luz-02
exposicao-a-construcao-da-luz-03
exposicao-a-construcao-da-luz-04
exposicao-a-construcao-da-luz-05
exposicao-a-construcao-da-luz-06
exposicao-a-construcao-da-luz-07
exposicao-a-construcao-da-luz-08
exposicao-a-construcao-da-luz-09
exposicao-a-construcao-da-luz-10
exposicao-a-construcao-da-luz-11
exposicao-a-construcao-da-luz-12
exposicao-a-construcao-da-luz-13
exposicao-a-construcao-da-luz-14
exposicao-a-construcao-da-luz-15
exposicao-a-construcao-da-luz-16
previous arrow
next arrow
exposicao-a-construcao-da-luz-01
exposicao-a-construcao-da-luz-02
exposicao-a-construcao-da-luz-03
exposicao-a-construcao-da-luz-04
exposicao-a-construcao-da-luz-05
exposicao-a-construcao-da-luz-06
exposicao-a-construcao-da-luz-07
exposicao-a-construcao-da-luz-08
exposicao-a-construcao-da-luz-09
exposicao-a-construcao-da-luz-10
exposicao-a-construcao-da-luz-11
exposicao-a-construcao-da-luz-12
exposicao-a-construcao-da-luz-13
exposicao-a-construcao-da-luz-14
exposicao-a-construcao-da-luz-15
exposicao-a-construcao-da-luz-16
previous arrow
next arrow
 
Suzana Queiroga na Cassia Bomeny Galeria Artista multimídia apresentará exposição dedicada exclusivamente à pintura, em obras que tratam do cromatismo e da propagação de luz

Cassia Bomeny Galeria, Ipanema Abertura: 5 de julho de 2018, às 18h Exposição: 6 de julho a 15 de agosto de 2018 Curadoria: Fernando Cocchiarale Entrada franca

No dia 5 de julho, Cassia Bomeny Galeria inaugura exposição individual da artista plástica Suzana Queiroga, totalmente dedicada à pintura. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, curador do MAM Rio, serão apresentados cerca de quinze trabalhos inéditos, que tratam do cromatismo, da propagação de luz e remetem à ideia de infinito e continuidade, em um desdobramento da pesquisa da artista sobre os fluxos.

A exposição terá pinturas em tamanhos variados, que vão desde 40cmX40cm até 1,20mX2,40cm. A palheta de cores passa pelo azul, pelo verde e pelo violeta. “São cores ligadas imenso, aos grandes espaços como o céu e o mar, e as relaciono com a ideia de infinito”, explica Suzana Queiroga. Artista multimídia, ela sempre produziu em todos os suportes, como pintura, desenho, vídeo e instalação, mas há sete anos não fazia uma exposição somente de pinturas. “Eu comecei minha trajetória artística pintando e nunca deixei de pintar. Estava devendo a mim e ao Rio de Janeiro uma exposição dedicada exclusivamente à pintura“, conta.

“Conforme as anotações da própria artista, é possível concluir que sob as notáveis transformações experimentadas por sua pintura permanece, alinhavando-as, a diferença alternativa de sua fatura luminosa em relação à fatura matérica que frequentemente marcou a produção daqueles que promoveram a retomada da pintura na década de 1980”, ressalta o curador Fernando Cocchiarale.

Há 10 anos a artista pesquisa a questão do fluxo e do tempo. Em sua recente exposição no Paço Imperial, realizada de março a maio deste ano, essas questões se desenvolveram muito ligadas à cartografia das cidades e à paisagem. Nos trabalhos que serão apresentados na exposição na Cassia Bomeny Galeria, a questão dos fluxos continua presente, mas se desenvolve de outra forma, como passagens de tempo e propagações de luz. Nas pinturas, feitas em tinta a óleo ou em tinta acrílica, estão presentes feixes de luz, que parecem “correr no espaço, como uma fotografia do instante”. Há também obras ligadas à questão do infinito, como as formas se subdividem, dando a ideia de que podem continuar se dividindo infinitamente.

Todos os trabalhos são inéditos, mas as ideias já existem há muito tempo na cabeça da artista, sem terem sido desenvolvidas. “As ideias para esses trabalhos estão presentes no meu sketbook desde 2004. Uso o caderno como um lugar de pensamento, sem barreiras ou travos, sem comprometimento com um projeto, de maneira orgânica, no cotidiano“, diz Suzana Queiroga, que afirma, ainda, que as questões presentes no caderno muitas vezes são resolvidas anos depois, em trabalhos em diferentes suportes. Quando resolve que é hora de tirar essas questões do caderno, a artista faz um pequeno estudo, que serve apenas de base, mas a pintura é feita diretamente na tela: “é lá que resolvo as questões da pintura“, afirma.

SOBRE A ARTISTA
Suzana Queiroga (Rio de Janeiro, 1961) atua nas artes plásticas desde a década de 1980 e suas poéticas atravessam a ideia de fluxo e tempo. Traz à tona questões da expansão da pintura e do plano dialogando com diversos meios, entre os quais instalações, performances, infláveis, audiovisual e escultura. Participou de importantes exposições, no Brasil e no exterior, como “Miradouro”, no Paço Imperial (2018), “ÁguaAr”, no Centro para Assuntos de Arte e Arquitetura, em Guimarães, Portugal (2015), onde também foi artista residente e a individual “Prelúdio”, na Galeria Siniscalco, em Nápolis (2014); realizou uma individual para o Projeto Ver e Sentir do Museu Nacional de Belas Artes (2017). Acumulou cerca de 12 prêmios como o Prêmio de Aquisição na XVIII Bienal de Cerveira, em Portugal (2015); 5º Prêmio Marcantônio Vilaça/Funarte para aquisição de acervos (2012), pelo qual apresentou a individual “Olhos d’Água no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Niterói no ano seguinte; o I Prêmio Nacional de Projéteis de Arte Contemporânea/Funarte (2005) e a bolsa RIOARTE (1999). Foi também finalista do 6º Prêmio Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas, cuja coletiva aconteceu no Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (2017). Foi artista residente na Akademia der Bildenden der Künste Wien, na Áustria (2012), no Instituto Hilda Hilst, em São Paulo (2012), na IV Bienal del Fin del Mundo, na Argentina (2014), entre outros.

SOBRE A GALERIA
Cassia Bomeny Galeria (antiga Um Galeria) foi inaugurada em dezembro de 2015, com o objetivo de apresentar arte contemporânea, expondo artistas brasileiros e internacionais. A galeria trabalha em parceria com curadores convidados, procurando elaborar um programa de exposições diversificado. Tendo como característica principal oferecer obras únicas, associadas a obras múltiplas, sobretudo quando reforçarem seu sentido e sua compreensão. Explorando vários suportes – gravura, objetos tridimensionais, escultura, fotografia e videoarte. Com esse princípio, a galeria estimula a expansão do colecionismo, com base em condições de aquisição, bastante favoráveis ao público. Viabilizando o acesso às obras de artistas consagrados, aproximando-se e alcançando um novo público de colecionadores em potencial. A galeria também abre suas portas para parcerias internacionais, com o desejo de expandir seu público, atingindo um novo apreciador de arte contemporânea, estimulando o intercâmbio artístico do Brasil com o mundo.

Serviço: Suzana Queiroga Abertura: 5 de julho de 2018, às 18h Exposição: 6 de julho a 15 de agosto de 2018 Cassia Bomeny Galeria Rua Garcia D´Avila, 196 – Ipanema Telefone: (21) 3085.3000 De segunda a sexta, das 10h às 19h Sábado, das 10h às 15h www.cassiabomeny.com.br

Informações para a imprensa: Midiarte Comunicação Beatriz Caillaux beatriz@midiarte.net / biacaillaux@gmail.com (21) 98175.9771

catálogo da exposição

 
 

Outras

Exposições