Nomear é aludir – coletiva

01.01 — 01.01.1970 | Cassia Bomeny Galeria

A primeira coletiva com curadoria de Shannon Botelho, na Cassia Bomeny Galeria, foi inaugurada na última quinta-feira, dia 26 de junho. Batizada de “Nomear é aludir”, a mostra reúne obras de Andrea Brazil, Bea Machado, Carolina Colichio, Consuelo Verszaro, Hugo Mendes, Lucas Fininho, Renan Andrade e Vera Schueler. 

“Selecionamos um grupo de sete artistas contemporâneos que discutem as clivagens entre a figuração e a abstração enquanto encaminhamento narrativo para os seus trabalhos. Em todas as obras, figuração e abstração são ferramentas alusivas de outros sentidos, de elementos exteriores a elas. No entanto, podemos dividir a mostra em dois posicionamentos, um mais próximo da abstração e outro, da figuração. Concentram-se mais perto do eixo figural, os artistas: Bea Machado, Lucas Finonho, Renan Andrade e Vera Schueler Araripe. Nas obras selecionadas para este núcleo as figuras se apresentam como signos visuais que descolam para fora da superfície da tela a compreensão do observador. Ou seja, realizam a partir da imagem um processo de abstração da figura para alcançar as narrativas culturais que ali estão explicitadas.

Do outro lado, pendentes à experiência abstrata, as artistas: Andrea Brazil, Carolina Colichio e Consuelo Verszaro. Nos trabalhos deste núcleo, as abstrações operam o sentido inverso. São formas abstratas que aludem a algo ancorado na realidade e não simplesmente nas experiências sensíveis do artista como defendem as estritas teorias da abstração artística, ou melhor, as estruturas abstratas mimetizam como um índice os fragmentos do mundo visto pelas artistas”, explica o curador.  

A exposição “Nomear é aludir” vai até 15 de agosto. A Cassia Bomeny Galeria fica na Rua Garcia D’Ávila, 196 – Ipanema. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h30h às 19h. Entrada gratuita. Site oficial: www.cassiabomeny.com.br

Outras

Exposições